ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1189
Título: Alternância das clãs tradicionais na política: um estudo de caso de miguel Arraes e Eduardo Campos de 1988 a 2017
Autor(es): SILVA, Marcos André Batista da
Palavras-chave: Alternância das famílias na política
Política pernambucana
Eleições
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: A alternância das famílias sempre esteve presente no contexto da política brasileira desde os seus primórdios, sendo um fator limitante da democracia, uma vez que desta forma os governantes são escolhidos dentro de um grupo especifico. Em Pernambuco, esta questão é muito presente quando é observado o cenário político traçado por Miguel Arraes e Eduardo Campos no período de 1988 a 2017. Assim, tendo por base essa temática, o presente trabalho pretende responder a seguinte pergunta: é benéfica a alternância das clãs tradicionais na política pernambucana? Tal questionamento traz à tona a questão do voto consciente, sem atrelamentos políticos, onde o cidadão utilize da ética para exercer o direito do voto, independente de partidarismos ou atrelamentos familiares. O objetivo deste trabalho é analisar a questão da alternância das clãs pernambucanas de Miguel Arraes e Eduardo Campos no cenário político. A metodologia utilizada para a sua realização foi o método empírico, uma vez que este avalia fenômenos atuais vigentes na sociedade presente, no momento em que o fenômeno e o contexto não estão ainda definidos com clareza. O tema é de grande relevância, haja vista o cenário de corrupção eleitoral que vive o país. O voto atualmente no Brasil é moeda de troca: vota-se por favorecimento pessoal, quer seja por troca de dinheiro ou promessa de emprego; vota-se para manter as famílias tradicionais no poder. Assim, urge que os pernambucanos usem de fato o poder do voto para que livres de toda ideologia dominante das clãs e exerça a democracia de forma a colocar no poder candidatos de fato envolvidos com as causas públicas, e não apenas os que desejem se perpetuar na política de forma definitiva.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1189
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Marcos André Final.pdf332,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.