ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1177
Título: Aspectos sociais, econômicos, políticos e jurídicos da relação homem-trabalho no contexto da modernidade líquida: uma síntese a partir de Bauman
Autor(es): CABRAL, Juliana de Lima
Palavras-chave: Modernidade líquida
Capitalismo
Trabalho
Globalização
Consumismo
Zygmunt Bauman
Data do documento: 30-Nov-2017
Resumo: O presente estudo buscou analisar e compreender a relação homem-trabalho no contexto da modernidade líquida, metaforizada pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Através do percurso metodológico de pesquisa bibliográfica por meio da revisão da literatura em ciências sociais e humanas, a metáfora do líquido foi explicada e posta em paralelo com o atual contexto social. A história da relação homem-trabalho foi reconstruída como instrumento para uma melhor compreensão da modernidade líquida atual e suas peculiares e flexíveis características. Foram abordados os aspectos sociais, econômicos, políticos, bem como os desafios jurídicos desta relação. Toda leitura foi feita sob a óptica de Zygmunt Bauman, que apesar de não trazer soluções prontas para a resolução dos conflitos líquido-modernos, faz um convite irrecusável ao melhor entendimento dos fenômenos da modernidade líquida, com destaque, neste estudo, aos advindos da relação homem-trabalho. Certamente criar novos sólidos ou reverter a liquidez já não é mais possível, mas discutir e debater o tema são os primeiros passos rumo à harmonização destas complexas, fluidas, flexíveis e novas demandas sociais.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1177
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Cabral.pdf375,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.