ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1164
Título: As principais restrições à efetividade da recuperação judicial de empresas no âmbito do sistema financeiro nacional
Autor(es): BARBOZA, Jefferson Lupe
Palavras-chave: Recuperação judicial
Crise econômica
Função social da empresa
Lei 11.101/2005
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: A recuperação judicial de empresas é um instituto jurídico que foi inserido em nosso ordenamento a partir da Lei 11.101 de 2005, tratando-se de matéria relativamente recente na realidade do direito pátrio. Apenas recentemente é que se nota uma ampliação do uso desse instrumento legal como forma de viabilização da reestruturação da empresa em crise. Embora seja possível identificar avanços com o sistema criado a partir da lei referida acima, é possível perceber que, na prática, ainda há muitos obstáculos à sua efetivação. Grande parte desses obstáculos estão relacionados à cultura do mercado brasileiro, principalmente quando se trata das instituições financeiras componentes do Sistema Financeiro Nacional, que ainda não conseguem desvincular-se da imagem negativa que têm os institutos que regulam a insolvência empresarial. Em determinadas situações é compreensível essa atitude dos bancos, diante dos casos de abusos cometidos por alguns empresários que deles se utilizam. A própria lei 11.101/05 traz normas que acabam por trabalhar contra a efetividade e eficiência do sistema recuperacional por ela criado. O presente artigo científico tem como objetivo realizar uma análise destas barreiras que têm dificultado a viabilização do instituto da recuperação judicial de empresas, especialmente no que diz respeito às suas relações financeiras e negócios bancários. Ao longo do trabalho se procura demonstrar o interesse público envolvido no reerguimento da atividade empresarial viável, que cumpra satisfatoriamente sua função social, de modo a tornar efetivo este instituto tão importante que compõe ordenamento jurídico brasileiro.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1164
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cópia de Artigo - VERSÃO FINAL-jefferson.pdf407,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.