ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1122
Título: Controle social informal: má qualidade da educação na formação do adolescente em conflito com a lei no município de Caruaru
Autor(es): LEITE, Tatiana Araújo
Palavras-chave: Adolescentes em conflito com a lei
Educação
Família
Meio social
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o nível de escolaridade apresentado pelos adolescentes em conflito com a lei que encontram-se apreendidos provisórios ou cumprindo medidas socioeducativas na FUNASE de Caruaru, a fim de detectar se a má qualidade da educação pode influenciar na decisão do adolescente em cometer o ato infracional. Para realização deste trabalho empregamos a metodologia através de um estudo dedutivo, indutivo, empírico, descritivo, exploratório e de levantamento de dados de campo transversal, desta feita realizamos pesquisas nas instituições centro de Internamento provisório e centro de assistência socioeducativa desta instituição e em escolas das redes públicas onde os adolescentes pesquisados estudaram. A partir da coleta de dados buscou-se fundamentar este estudo através de fontes bibliográficas nos diapasões criminológicos e filosóficos. Constatou-se que estes adolescentes apresentam um nível de escolaridade muito baixo, bem como em sua maioria já não frequentavam a escola devido à falta de interesse por esta, assim tornaram-se vulneráveis ao envolvimento da prática de atos infracionais. Destarte conclui-se que a análise referente a influência da má qualidade da educação com relação a prática de atos infracionais não pode dar-se de forma isolada, porém em conjunto com os diapasões família, econômico e do meio social que está inserido. É uma mistura de explosão que leva a ampliação na produção de cometimento de atos infracionais.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1122
Aparece nas coleções:TCC - Direito



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.