ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1120
Título: Estudo criminológico do perfil psicossocial e sociodemográfico dos detentos da penitenciária juiz Plácido de Souza (PJPS) – Caruaru/PE
Autor(es): ASSIS, Pollyane Vieira de
Palavras-chave: Criminologia
Perfil
Direitos sociais
Políticas públicas
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: O fenômeno do crime desde os mais remotos tempos inquieta a sociedade em busca de medidas que findem com as reincidentes condutas delitivas. Indo mais além do âmbito da punição, surge a ciência criminológica como fonte de estudo das possíveis causas que levam a tomada da decisão do cometimento de um crime. Neste diapasão, a presente pesquisa traz uma breve evolução da criminologia, destacando seus principais momentos de rompimento e inovação. Por conseguinte, caracteriza os objetos de estudo da referida ciência e, a partir da aplicação de questionários na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, localizada na cidade de Caruaru/PE, analisa as possíveis influências na determinação do perfil do delinquente, seja a partir da atuação deficiente de instituições sociais, tais como a Igreja e a família, ou ainda a falha de serviços estatais essenciais. Por fim, faz-se uma discussão acerca da atuação (in)eficiente do Poder Público enquanto garantidor dos direitos sociais, estes previstos pela Carta Magna de 1988 e de grande relevância para a dignidade do homem, sendo, portanto, tais prerrogativas consideradas também direitos fundamentais. No mais, analisa se a ausência dos serviços públicos enquanto direitos sociais são fatores influenciadores na tomada de decisão do cometimento de um crime, indicando a necessidade de políticas públicas em tais âmbitos para o alcance de uma segurança pública ideal, com uma menor incidência criminal.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1120
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Depósito Final - Pollyane Vieira.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.