ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1102
Título: Associação entre escoliose toracolombar e peso da mochila em estudantes do ensino médio
Autor(es): LIMA NETO, José Jaildo de
Palavras-chave: Escoliose
Postura
Estudantes
Fotogrametria
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: O aparecimento das alterações posturais em escolares pode estar relacionada à prática de hábitos posturais inadequados, como o transporte de peso excessivo nas mochilas escolares. Objetivo: verificar a associação de escoliose toracolombar na utilização das mochilas em estudantes do ensino médio. Casuística e métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva transversal com abordagem quantitativa, com 152 estudantes do ensino médio de duas escolas, que responderam a um formulário de coleta de dados e foram submetidos à avaliação postural por inspeção estática e fotogrametria. Resultados: a escoliose toracolombar estrutural foi a alteração postural mais frequente após realização do teste de adams (68%). Os estudantes apresentaram associação entre a presença de escoliose e gênero feminino (p= 0,02), peso da mochila maior que 10% do peso do estudante (p= 0,01) e tipo de mochila unilateral (p= 0,003). Conclusão: houve associação estatisticamente significante entre a escoliose toracolombar e o peso mochila maior que 10% da massa corpórea na amostra analisada, além do tipo de mochila unilateral e o sexo feminino.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1102
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Associação entre escoliose toracolombar e peso da mochila em estudantes do ensino médio.pdf243,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.