ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1096
Título: Ocorrência de sintomas osteomusculares e fatores associados à profissão de costureira no município de Caruaru – PE
Autor(es): LIMA, Rafaela da Paixão
Palavras-chave: Costureira
Doenças profissionais
Transtornos traumáticos cumulativos
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: A profissão de costureira é considerada monótona e de ritmo e repetitividade constantes. Todo o trabalho é realizado na postura sentada, na maioria das vezes, em posições antiergonômicas, o que acarreta grande sobrecarga à coluna vertebral, além da sobrecarga constante nos membros superiores. Objetivo: analisar a ocorrência dos sintomas osteomusculares e fatores associados à profissão de costureira no município de caruaru – pe. Método: trata-se de um estudo observacional, transversal, com caráter analítico-descritivo. A amostra foi de 334 costureiras que trabalhavam em empresas na cidade de caruaru-pe. Como instrumento de coleta foi utilizado o questionário nórdico de sintomas osteomusculares (qnso). A análise estatística foi realizada no programa spss for windows 17.0, utilizando o teste qui-quadrado. Resultados: houve uma prevalência do sexo feminino (83,5%) na amostra, com idade média de 35,8±9,6 anos. As regiões corporais mais afetadas por sintomas osteomusculares nos últimos doze meses foram região lombar, região cervical, ombros, punhos/mãos/dedos. As principais variáveis que apresentaram associação estatística com as queixas osteomusculares foram sexo, idade, estado civil, tempo de trabalho e presença de pausas diárias durante a atividade. Conclusão: nesta pesquisa, observou-se uma elevada ocorrência de queixas osteomusculares associadas a fatores pessoais e profissionais. Alguns desses fatores podem ser controlados na rotina laboral, minimizando o risco de desenvolvimento de ler/dort nesses profissionais.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1096
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL 2017.pdf457,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.