ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1064
Título: Relação entre as condições de trabalho e a qualidade de vida de profissionais de enfermagem de Caruaru- Pernambuco
Autor(es): LIMA, Leandro de Albuquerque;
Palavras-chave: Jornada de trabalho
Qualidade de vida
Enfermagem
Sono
Exercício físico
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre as condições de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais de enfermagem dos hospitais públicos municipais da cidade de Caruaru, Pernambuco. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e inferencial realizado com 260 profissionais de enfermagem dos 05 hospitais públicos municipais. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo questões sobre dados sociodemográficos, jornada de trabalho, vínculo empregatício, estado de saúde e estilo de vida (prática de atividade física e sono). Para análise dos dados, utilizou-se o teste qui-quadrado com significância de p≤ 0,05. Os resultados apontam elevada carga de trabalho exercida por esses profissionais, a qual interfere em sua vida pessoal, profissional, familiar e social. A ausência da prática atividade física mostrou-se não ser influenciada pela carga extensa de trabalho, porém, essa falta pode influenciar o surgimento de agravos à saúde. A jornada de trabalho apresentou resultado significativo quando associado à satisfação com a qualidade do sono. Os achados ressaltam a necessidade de ações de promoção da saúde nesse grupo ocupacional e a importância de avaliar o impacto das extensas jornadas na saúde dos trabalhadores.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1064
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Pronto pdf.pdf175,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.