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Título: Associação entre a percepção da qualidade do sono e assimilação do conteúdo abordado em sala em adolescentes
Autor(es): BATISTA, Gabriel de Amorim
Palavras-chave: Sono
Aprendizagem
Adolescente
Estudantes
Eficiência
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: Objetivo: Investigar possíveis associações entre a qualidade e quantidade do sono na aprendizagem em adolescentes. Métodos: Estudo epidemiológico, transversal, com abordagem quantitativa e abrangência municipal. Cuja amostra foi selecionada por meio de uma estratégia de amostragem aleatória de cluster, sendo constituída por 481 estudantes (14 a 19 anos), de ambos os sexos, de escolas da rede pública estadual de Ensino Médio da cidade de Caruaru-PE. Com uma prevalência de 54,1% do sexo feminino e 45,9% do sexo masculino. As análises foram realizadas através do teste de Qui-quadrado e da regressão logística binária. Resultados: A prevalência de adolescentes com dificuldade de assimilação do assunto abordado em sala, que dormiam por menos de 8 horas e com uma baixa percepção da qualidade do sono foi de 44,1%, 77,1% e 28,9% respectivamente. Verificou-se que aqueles jovens que relataram ter uma percepção da qualidade de sono ruim tinham mais chances de ter dificuldade de assimilação do assunto abordado em sala (OR=1,823; p=0,005), independentemente da quantidade de horas dormidas, tempo de estudo fora da sala de aula e sexo. Conclusão: A percepção da qualidade do sono, independentemente da quantidade de horas dormidas e do tempo de estudo fora de sala, foi associada com a dificuldade de assimilação do conteúdo abordado em sala de aula.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1054
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