ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBATISTA, Gabriel de Amorim-
dc.date.accessioned2017-11-29T21:39:39Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1054-
dc.descriptionObjetivo: Investigar possíveis associações entre a qualidade e quantidade do sono na aprendizagem em adolescentes. Métodos: Estudo epidemiológico, transversal, com abordagem quantitativa e abrangência municipal. Cuja amostra foi selecionada por meio de uma estratégia de amostragem aleatória de cluster, sendo constituída por 481 estudantes (14 a 19 anos), de ambos os sexos, de escolas da rede pública estadual de Ensino Médio da cidade de Caruaru-PE. Com uma prevalência de 54,1% do sexo feminino e 45,9% do sexo masculino. As análises foram realizadas através do teste de Qui-quadrado e da regressão logística binária. Resultados: A prevalência de adolescentes com dificuldade de assimilação do assunto abordado em sala, que dormiam por menos de 8 horas e com uma baixa percepção da qualidade do sono foi de 44,1%, 77,1% e 28,9% respectivamente. Verificou-se que aqueles jovens que relataram ter uma percepção da qualidade de sono ruim tinham mais chances de ter dificuldade de assimilação do assunto abordado em sala (OR=1,823; p=0,005), independentemente da quantidade de horas dormidas, tempo de estudo fora da sala de aula e sexo. Conclusão: A percepção da qualidade do sono, independentemente da quantidade de horas dormidas e do tempo de estudo fora de sala, foi associada com a dificuldade de assimilação do conteúdo abordado em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.titleAssociação entre a percepção da qualidade do sono e assimilação do conteúdo abordado em sala em adolescentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.terms1826pt_BR
dc.embargo.lift2022-11-29T21:39:39Z-
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo edição final NTCC Revista Paulista de Pediatria.pdf567,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.