ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/998
Título: Utilização do método FMEA (failure mode and effects analysis) como mecanismo para avaliação de impacto ambiental na rua da lata localizada na cidade de Caruaru - PE
Autor(es): SILVA, Emília Juliana Ferreira da
Palavras-chave: Avaliação de impacto
Ferramenta FMEA
Ocupação desordenada
Infraestrutura
Data do documento: 20-Jun-2017
Resumo: As atividades antrópicas em geral, geram efeitos negativos, causando impactos ao meio ambiente. Partindo deste princípio, uma rua localizada no município de Caruaru – PE, foi alvo de estudo devido a apresentação de atividades antrópicas que estariam gerando impactos no meio ambiente. A avaliação de Impacto ambiental (AIA), por excelência, dedica-se a fazer predições dos efeitos em determinado ambiente a curto, médio e longo prazo. O presente trabalho baseou-se na ferramenta FMEA (Modo de Falha e Análise de Efeitos, do inglês Failure Mode and Effects Analysis) para avaliar os possíveis impactos ambientais causados pela ocupação desordenada e pela falta de infraestrutura básica na rua da Lata, analisando atividades passadas, atuais e futuras da comunidade. O local estudado apresenta características de falta de: saneamento básico, transporte público, coleta de lixo, pavimentação adequada e iluminação pública. A atividade econômica dos moradores da rua da Lata é a coleta seletiva para reciclagem, que acontece de forma desordenada, devido ao incorreto manuseio e acondicionamento dos materiais coletados. O estudo foi baseado no preenchimento de tabelas do método FMEA, adaptadas para as atividades do local que causam impactos físicos, químicos, biológicos, sociais e econômicos. A partir das tabelas foi possível analisar o grau de ocorrência e severidade dos impactos causados pelas atividades dos moradores: disposição inadequada de lixo, transmissão de doenças, contaminação do solo e do lençol freático, poluição, doenças provocadas por vetores, dentre outros. A identificação desses impactos pode servir de alerta ao poder público para o correto direcionamento na melhoria da qualidade de vida dos moradores daquele local.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/998
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFC FINAL - EMILIA.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.