ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/996
Título: Inserção e papel dos cirurgiões dentistas na estratégia de saúde da família (ESF): uma revisão da literatura
Autor(es): SILVA, Thiago Augusto da
SILVA, Daniella Souza da
Palavras-chave: Odontologia
Sistema único de saúde
Cirurgião-dentista
Saúde pública
Promoção de saúde
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: A inserção da odontologia no sistema único de saúde (SUS), através dos cirurgiões-dentistas e da equipe de saúde bucal, só aconteceu no ano de 2000, quando o ministro da saúde, diante da necessidade de ampliar a atenção em saúde bucal para a população brasileira, estabeleceu incentivos financeiros; tornando indispensável este tipo de serviço público. Diante disto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão da literatura do contexto histórico da inserção e responsabilidade desses profissionais na estratégia de saúde da família (ESF). Foi realizado levantamento bibliográfico de artigos em bases de dados eletrônicas: medline, lilacs, adolec, Bbo e scielo; tese; livros e documentos oficiais; publicados de 1976 à 2016; nos Idiomas: inglês, espanhol e português e palavras-chave: odontologia; sistema único de Saúde; cirurgião-dentista; saúde pública; promoção de saúde. A literatura apresenta que A estratégia de saúde da família, vem mostrando sua efetividade como estratégia de peorganização do modelo de atenção à saúde, inserindo o odontólogo e demais profissionais, fazendo-os atuar de forma ampla e integralizada. Nesse contexto, concluise que o cirurgião-dentista deve desenvolver competências para além do seu âmbito do conhecimento, saindo do isolamento da prática privada, assumindo responsabilidade numa equipe de saúde realizando ações de promoção à saúde.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/996
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inserção e papel dos cirurgiões dentistas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Uma revisão da .pdf192,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.