ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/991
Título: Utilização da radiação solar para tratamento de água com baixa potabilidade visando o uso e aplicações em zonas rurais
Autor(es): POLYCARPO, Igor Ramon Chaves
Palavras-chave: SODIS
Tratamento
Desinfecção
Níveis microbiológicos
Data do documento: 19-Jun-2017
Resumo: A água é o constituinte inorgânico de maior proporção no homem e mais de 60% dopeso é proveniente da existência da água no corpo. Um elemento de fundamentalimportância na manutenção da vida humana, de animais e vegetais, a água é distribuída em todo planeta como água do mar, de geleiras e água doce. A água do mar existente no planeta terra equivale a 97,0%, 2,2% são oriundas das geleiras e apenas 0,8% de água doce, onde desses 0,8% de água doce 97% são de águas subterrâneas e 3% de água superficial. A qualidade da água geralmente está ligada às condições que a própria está exposta e que por várias vezes necessita de um tratamento adequado para deixá-la potável. O objetivo do trabalho é verificar a eficiência da técnica de desinfecção solar da água (sodis – solar water desinfection) na desinfecção filtrada por filtração simples, através das condições microbiológicas e físico-químicas e comparar esses parâmetros com o tempo de exposição solar das amostras de acordo com o que preconiza a legislação. Tratandose de um estudo de campo, experimental do tipo quali-quantitativo onde foi escolhia uma área que caracteriza uma zona rural do município de Caruaru – PE. Onde duas amostras de água bruta foram coletadas em garrafas pet de 1,5 litros e armazenadas em caixa térmica com gelo para o devido transporte. Posteriormente, as amostras foram filtradas e direcionadas para a técnica sodis, onde foram acomodadas em duas cumeeiras, uma na sua cor natural de fabricação (prata) e a outra pintada na cor preto fosco. O processo de exposição solar durou sete horas. Foi possível observar, de acordo com os horários de retiradas das alíquotas, a diferença de temperatura que a cumeeira preta atingiu quando comparada com a cumeeira prata. O mesmo ocorre quando se trata da temperatura das amostras nos diferentes horários, embora em menor proporção. Também foi possível observar que houve inativação da população microbiana existente nas amostras que estavam acomodadas tanto na cumeeira prata como na cumeeira preta a partir de três horas de exposição solar, assim como nas alíquotas que foram adicionados o hipoclorito de sódio a 2,5%. O método sodis torna-se adequado e viável para ser implantado em lugares onde a população não seja atendida pela rede de distribuição de água pública, sendo possível a utilização dessa técnica de tratamento simples e de baixo custo. Com isso, também é necessário o investimento em educação sanitária na comunidade, com a finalidade dos moradores aceitarem e darem credibilidade ao método de tratamento que, por sua vez, pode contribuir para a vida no campo.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/991
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.