ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/985
Título: Proposição do sistema agroflorestal em uma propriedade do entorno da unidade de conservação no parque natural municipal professor João Vasconcelos Sobrinho
Autor(es): SILVA, Letícia de Melo Ferreira
Palavras-chave: Proteção
Ecossistema
Sustentabilidade
Data do documento: 20-Jun-2017
Resumo: As unidades de conservação são mundialmente reconhecidas como mecanismos fundamentais para a conservação in loco de espécies, populações e ecossistemas, abrangendo os sistemas e meios tradicionais de sobrevivência e de comunidades humanas. Sistemas agroflorestais fazem uso da terra onde plantas de espécies agrícolas são conciliadas com espécies arbóreas sobre a mesma unidade de manejo da terra, mantendo a função de proteção e atuação de amortecimento ecológico interligando fragmentos florestais. Este trabalho foi realizado em uma propriedade localizada na unidade de conservação do parque natural municipal professor João Vasconcelos sobrinho no município de Caruaru-PE, com objetivo principal de propor um sistema agroflorestal, na mesma e em seu entorno, que se enquadrasse na realidade da família (trabalhadores da área), da forma mais sustentável possível. Durante a pesquisa foi obtido como resultado a constatação de uma diversidade de plantas já cultivadas na área, como Pau-Brasil, embaúba, goiaba, dentre outras, foram encontradas algumas nascentes de água, um clima favorável ao cultivo de espécies da caatinga e mata atlântica. Com isso pode-se concluir que o tipo de manejo desempenhado na propriedade atende aos parâmetros sustentáveis, mas a adoção de novas técnicas se faz necessário para tornar o sistema agroflorestal ainda mais completo, e esse tratamento pode beneficiar diretamente a UC, pois, o local em questão situa-se na zona de amortecimento da unidade de conservação.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/985
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.