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Título: MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS: UMA REFLEXÃO DOS CURSOS DE EAD EM SERVIÇO SOCIAL NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Autor(es): SILVA, Tatianne Amanda Bezerra da
Palavras-chave: Neoliberalismo
Mercantilização do Ensino Superior
Educação à distância
Formação Profissional em Serviço Social
Data do documento: 2014
Abstract: Starting from the 1990s and early 2000s, a significant process of expansion and marketing of higher education is recorded, validated by Fernando Henrique Cardoso and Lula da Silva. As a result, a privatizing attack on the brazilian education is witnessed, marked by a disproportionate and indiscriminate mode of Distance Learning (DL) expansion. Procedure that ends up hurting the formation in different areas and levels, but when it comes to the Social Service course earns major proportions, in view of the large number of course vacancies offered in this mode, the failure of the learning distance institutions, the curriculum guidelines established by ABEPSS, the contradiction referring to its political direction regarding education as a universal right, losses relating to working conditions, social workers salary and mainly the possible implications of a precarious formation for users of its services. Given this, This research aims to understand the meaning of the commodification of higher education and growth of distance education in social work to the quality of training of social workers process. The research was developed through a qualitative approach and field research with social workers, members of CRESS- 4th District. It is noteworthy that the interview technique with the objective of complementing was used to enrich and deepen the research, considering that consist of narratives of lived situations that have produced important papers on the phenomenon under study. It is through her that it is possible to understand how the implications of distance learning mode for a qualified formation in Social Work, by collecting, through interview, data revealed to the CRESS- 4th Region, by the procedures of professional inspection and complaints made wuth the entity becomes visible the dynamics evidenced above, thus showing the incompatibility of distance education with professional formation in social work. In this sense, the research corpus will consist by the texts of the speeches and the subjects involved in the research, the study of documents and bibliographies produced about the topic. Thus, the challenges presented by the profession in its design formation, implementing the curriculum guidelines established by ABEPSS, for their skilled professional practice and working conditions, it is intended, through the study, examine the process of neoliberal marketing of formation devices, considering primarily the implications of the growth in distance mode institutions for the development of a qualified training of social workers, and contribute to building a professional critic theoretical arsenal on the theme.
Resumo: A partir da década de 1990 e início dos anos 2000, registra-se um expressivo processo de ampliação e de mercantilização do ensino superior, validado pelos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva. Como consequência, presencia-se um ataque privatista à educação brasileira, assinalada por uma expansão desmesurada e sem critérios da modalidade de Ensino à Distância (EaD). Procedimento que acaba por ferir a formação nas diversas áreas e níveis, mas que se tratando do curso de Serviço Social ganha maiores proporções, tendo em vista o grande número de vagas do curso ofertadas nesta modalidade, o descumprimento das instituições de ensino à distância às Diretrizes Curriculares estabelecidas pela ABEPSS, a contradição referente ao seu direcionamento político acerca da educação enquanto direito universal, aos prejuízos referentes às condições de trabalho e salariais dos assistentes sociais e, principalmente, às possíveis implicações de uma formação precarizada para os usuários de seus serviços. Diante disto, a presente pesquisa objetiva compreender o significado do processo de mercantilização do ensino superior e crescimento do EaD em Serviço Social para a qualidade da formação dos assistentes sociais. Para tanto, a investigação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo com assistentes sociais membros do CRESS- 4ª Região. Vale ressaltar que foi utilizada a técnica de entrevista com objetivo de complementar, enriquecer e aprofundar a pesquisa, tendo em vista que são compostas de narrativas das situações vividas que produziram importantes documentos sobre o fenômeno em estudo. É através dela que é possível compreender como se dá as implicações da modalidade de ensino à distância para uma formação qualificada em Serviço Social, isto é, por meio da coleta, mediante entrevista, dos dados revelados ao CRESS- 4ª Região a partir dos procedimentos de fiscalização do exercício profissional e denúncias realizadas junto à entidade torna-se visível a dinâmica acima evidenciada, apresentando, portanto, a incompatibilidade da educação a distância com a formação profissional em Serviço Social. Nesse sentido, o corpus da pesquisa será constituído dos textos das falas dos sujeitos envolvidos na pesquisa, do estudo de documentos e bibliografias elaboradas acerca do tema. Assim sendo, mediante os desafios apresentados à profissão em seu projeto de formação profissional, implementação das Diretrizes Curriculares estabelecidas pela ABEPSS, para seu exercício profissional qualificado e condições de trabalho, pretende-se, através do estudo, examinar o processo de mercantilização neoliberal dos dispositivos de formação profissional, considerando, fundamentalmente, as implicações do crescimento de instituições na modalidade à distância para o desenvolvimento de uma formação qualificada dos assistentes sociais, assim como contribuir para construção de um arsenal teórico crítico profissional acerca da temática.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/97
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