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Título: Educação, Cidadania e Criminalidade: uma análise a partir do caso da FUNASE de Caruaru - PE
Autor(es): MELO, Arquimedes Fernandes Monteiro de
ASSIS, Pollyane Vieira de
LEITE, Tatiana Araújo
Palavras-chave: Cidadania
Educação
Direitos Fundamentais
Data do documento: 2015
Editor: Revista Cidadania e Direitos Humanos
Abstract: This article presents a study on the effect iveness of the educational relationship as guarantor of citizenship and preventora crimes in general. Starting from the statement that education is a fundamental right guaranteed by the Constitution, and there for should be fully effected, the study reveals institutions that lead to full educational development, which are: society, the family and the state. The inter relationship of the three institutes can, at once, providing conditions conducive to human dignity. Exhibits that are intrinsically connected factors, since quality education should be a generator of critical citizens who exercise their citizen ship and assume its role as a social change agent. Consequently, they will be molded individuals who seek to follow the moral and ethical on accepts imposed by society as a condition for social acceptance. Under the criminological look, it is the social control. Thus, in addition to being seen as guarantors of the educational relationship and, consequently, social, these institutions also aim to prevent individual corruption through deviant behavior. Finally, it is na analysis of the quality of service provided by the state as school.
Resumo: O presente artigo realiza um estudo sobre a eficácia da relação educacional como garantidora da cidadania e preventora de crimes em geral. Partindo da afirmação de que a educação é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal, e que, por conseguinte, deve ser plenamente efetivado, o estudo revela instituições que levam ao pleno desenvolvimento educacional, sendo estas: a sociedade, a família e o Estado. A inter-relação dos três institutos pode, de pronto, proporcionar condições que levem a dignidade da pessoa humana. Expõe-se que são fatores intrinsecamente conectados, uma vez que uma educação de qualidade deve ser geradora de cidadãos críticos, que exercem sua cidadania e assumem seu papel de agente transformador social. Consequentemente, serão moldados sujeitos que procuram seguir os conceitos morais e éticos impostos pela sociedade, como condição de aceitação social. Sob o olhar criminológico, trata-se do controle social. Dessa forma, além de serem observados como garantidores da relação educacional e, consequentemente, social, essas instituições visam também prevenir o corrompimento do indivíduo através de comportamentos desviantes. Por fim, faz-se uma análise sobre a qualidade do serviço prestado pelo Estado enquanto Escola.
URI: http://www.asces.edu.br/revistas2015/revistacidadaniadh/index.php/revistacidadaniadh/article/view/8
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/82
ISSN: 2447-1399
Aparece nas coleções:V. 1, N. 1 (2015)

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