ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/80
Título: Logística aduaneira: um estudo sobre a importância da criação de portos secos para o comércio exterior do estado de Pernambuco
Autor(es): NOVAES, Manoel Maurício Pacheco
Palavras-chave: Comércio internacional
Logística
Portos secos
Desenvolvimento
Pernambuco
Data do documento: 2014
Resumo: O comércio internacional é uma atividade econômica que tem um impacto direto na balança comercial de um país, consequentemente, impacta sobre a capacidade de crescimento econômico dos países. Pernambuco, assim como o Brasil, é um estado em desenvolvimento e carente de investimentos em infraestrutura que venham a proporcionar um maior desenvolvimento do seu comércio internacional. Os Portos Secos são uma ferramenta logística dentro desse contexto que podem desempenhar um papel vital para o desenvolvimento do comércio exterior. Eles também são uma saída para o problema da superlotação de cargas em portos e aeroportos, além de uma alternativa para uma industrialização alfandegada para médias e pequenas empresas. O presente trabalho busca fazer uma abordagem a respeito da possível implantação de novos portos secos no estado de Pernambuco, pois os portos secos são uma realidade nos países na ponta do comércio exterior. Do ponto de vista logístico, será discutido a função dos portos secos no que diz respeito à armazenagem e a distribuição física de cargas importadas e serem exportadas, assim como o funcionamento dos mesmos. Por fim, será mostrado como os portos secos podem ser importantes para as atividades do comércio internacional no estado, assim como a legislação que os regem, além de serem apresentados os benefícios oriundos dos portos secos para exportadores e importadores.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/80
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Manoel Maurício Pacheco.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.