Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/680
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Emerson Deyvison Gomes dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-20T19:01:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/680 | - |
dc.description | O presente trabalho tem como objetivo principal propor a inclusão na grade curricular da educação básica do brasil a disciplina de direito constitucional no intuito de desenvolver um ativismo sócioeducacional. Essa pesquisa realiza um levantamento de problemáticas encaradas pela educação e pela sociedade brasileira, e mostrando como o mecanismo do direito pode contribuir diretamente para essas instituições. Serão analisadas as normas que versam sobre o direito à educação e suas dimensões, bem como sua evolução histórica nas constituições que já foram vigentes no brasil, os diretos humanos incorporados nessas dimensões do direito à educação, os desafios da política educacional brasileira e o projeto de lei do senador romário (psb) nº 6954/2103, como também, o projeto de lei do senado nº 70/2015 que também é de propositura do senador romário (psb), os quais propõem o ensino de direito constitucional nas escolas. Levanta-se a possibilidade de uma transformação voltada para o verdadeiro exercício da cidadania tanto na educação quanto na própria sociedade, esse seria o ativismo sócioeducacional. Analisa-se também os aspectos práticos relativos ao projeto de lei do senado nº 70/2015, como ele poderia ser implantado de fato nas escolas, inclusive apontando alguns pontos falhos do referido projeto e apresentando soluções. O intuito do presente trabalho é utilizar o direito como ferramenta contributiva para a educação e, principalmente, para sociedade que cada vez mais necessita de pessoas instruídas e conhecedoras de seus direitos e deveres para serem críticos sociais, verdadeiros fiscalizadores do estado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Direito constitucional | pt_BR |
dc.subject | Ativismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Inclusão de direito constitucional na grade curricular da educação básica: por um ativismo sócioeducacional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2017-04-21T19:01:44Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Emerson.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.