ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/649
Título: Formulação de um gel fitoterápico a partir do extrato bruto do stryphnodendron adstringens e eugenia uniflora l. Com propriedades antimicrobianas.
Autor(es): COSTA, Danielle Leonel de Arruda Costa
Palavras-chave: Staphylococcus aureus
Fármacos dermatológicos
Fitoterapia
Data do documento: Dez-2016
Resumo: A capacidade curativa das plantas já é utilizada a um longo tempo e pode ser dita que surgiu junto da raça humana na terra. No brasil, apesar do estímulo da indústria farmacêutica para o uso de medicamentos industrializados, a maioria da sociedade também se aplica as práticas suplementares para proteger a saúde, frente a isso surgiu o interesse pelo estudo das espécies stryphnodendron adstringens (barbatimão) e eugenia uniflora l. (pitanga). Este trabalho teve como objetivo produzir um gel a partir do extrato bruto de barbatimão e pitanga com atividade antimicrobiana. Sendo um estudo experimental do tipo laboratorial. Evidenciou-se que a formulação do gel de pitanga apresentou poder inibitório frente a staphylococcus aureus e pseudomonas aeruginosas, e o gel de barbatimão apresentou poder inibitório frente às pseudomonas aeruginosas e escherichia coli. Já para a associação de ambos foi evidenciado um potencial de atividade frente apenas a escherichia coli com morte de 100% dos microrganismos, não apresentou nenhuma atividade frente à pseudomonas aeruginosas e staphylococcus aureus. Foi evidenciado que os géis apresentaram um resultado expressivo com propriedades antimicrobianas que tem ação contra microrganismos da pele.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/649
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo-Formulação de um gel fitoterápico e partir do extrato bruto do Stryphnodendron adstringens.pdf276,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.