ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/638
Título: Vestibular e as repercussões associadas à ansiedade dos candidatos.
Autor(es): LINS, Max Felippe Neri
VIANA, Marcelo Tavares
Palavras-chave: Estudantes
Estresse
Ansiedade
Avaliação Educacional
Data do documento: Jul-2016
Abstract: Objective. To analyze the anxiety levels in undergraduate students on the selection examination period. Method. It is an exploratory, longitudinal and inferential study from case-control type with sample per convenience, composed by 39 students undergraduate (ENEM-2015) of both gender and 17 mean age (±1,01). Was used The Beck Anxiety Inventory – BAI, the Hamilton Anxiety Rating Scale – HAM-A) and the Pittsburgh Sleep Quality Index – PSQI. For statistical analysis of paired comparisons, the probability distribution (descriptive) and the McNemar test (inferential) was used with p≤0,05 in the SPSS for windows – 21.0 from 2012. Results. In the sleep analyses, 35,9% exhibited bad level and 46,2% of students ingested psychotropic with the purpose to stay awake. The larger prevalence observed was anxiety levels, 20,5% - grave (BAI) and 12,8 – serious (HAM-A) in the third moment. Conclusions. The period of student selection examination could to interfere in the anxiety levels and sleep quality of these undergraduate inducing them to ingest psychotropic negligently.
Resumo: Objetivo. Analisar os níveis de ansiedade dos estudantes pré-universitários no período de preparação para as provas de vestibular. Métodos. Trata-se de um estudo exploratório, longitudinal e inferencial do tipo caso controle com amostras por conveniência, composta por 39 estudantes pré-universitários (ENEM-2015) de ambos os sexos e idade média de 17 anos (±1,01). Utilizou-se o Inventário de Ansiedade de Beck – BAI, a Escala de Avaliação de Ansiedade de Hamilton - HAM-A) e o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh – PSQI). Para as análises estatísticas pareadas, a distribuição de probabilidade (descritiva) e o teste de McNemar (Inferencial) foram empregados com um p≤0,05, com base no SPSS for Windows – 21.0 de 2012. Resultados. Quanto a qualidade de sono, 35,9% apresentaram um nível ruim e 46,2% dos estudantes ingeriram psicotrópicos para manutenção da vigília. Observou-se maior prevalência nos níveis de ansiedade, 20,5% - Grave (BAI) e 12,8% - Severa (HAM-A) no terceiro momento. Conclusão. O período preparatório para o vestibular pode interferir nos níveis de ansiedade e qualidade do sono desses pré–universitários induzindo-os a ingerir psicotrópicos de forma negligente.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/638
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VESTIBULAR E AS REPERCUSSÕES ASSOCIADAS À ANSIEDADE DOS CANDIDATOS_.pdf288,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.