ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/541
Título: Associação entre hipertensão arterial sistemica e os dominios de atividade fisica: estudo epidemiológico
Autor(es): FERRREIRA, Alex dos Santos
Palavras-chave: Aividade física
Hipertensão
Qualidade de Vida
Data do documento: Dez-2016
Resumo: Nas últimas três décadas a literatura têm demonstrado que altos níveis de atividade física ou aptidão física estão associados à diminuição no risco de doenças crônicas não transmissíveis. No entanto poucos estudos verificam os efeitos das atividades físicas em seus domínios específicos: no lazer, trabalho, deslocamento e doméstico. Objetivo: Analisar se existe associação entre hipertensão arterial sistêmica e a prática de atividade física nos seus diferentes domínios. Metodologia: Estudo com abordagem descritiva do tipo analítico transversal, em pessoas entrevistadas no ano 2013, por meio de dados secundários: sistema VIGITEL nas 26 capitais do Brasil e o Distrito Federal. Resultados: Após a analise ajustada, houve associação significativa nos domínios do trabalho (OR Ajustado=0,87; IC 95%: 0,83-0,92) e lazer (OR Ajustado=0,91; IC 95%: 0,86-0,96) em relação à hipertensão como fator de proteção. Discussão: Observou-se no estudo Pitanga et.al, que a atividade física no tempo livre e no trabalho mostraram-se os melhores discriminadores da ausência de hipertensão arterial em adultos do sexo masculino. Os domínios das atividades físicas domésticas e no deslocamento foram os menos adequados para proteção de hipertensão arterial. Resultados estes que corroboram com os achados do nosso estudo, no qual os únicos domínios que se mostraram estatisticamente como fatores de proteção contra a hipertensão, foram o lazer e o trabalho. Conclusão: Concluímos que os domínios lazer e trabalho pareceram ser mais eficazes para diminuição do risco de hipertensão arterial sistêmica.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/541
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASSOCIAÇÃO-ENTRE-HIPERTENSÃO-ARTERIAL-SISTEMICA-E-OS-DOMINIOS-DE-ATIVIDADE-FISICA-ESTUDO-EPIDEMIO.pdf278,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.