ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/539
Título: Predomínio dos sintomas de disfunções temporomandibulares em estudantes de fisioterapia
Autor(es): OLIVEIRA, Dryelle Tayane Cavalcanti de
Palavras-chave: Prevalência
Transtornos da articulação temporomandibular
Fisioterapia
Data do documento: Dez-2016
Resumo: Disfunção Temporomandibular (DTM) é qualquer alteração na articulação temporomandibular (ATM), que envolvem problemas relacionados aos músculos mastigatórios, bem como às estruturas adjacentes. A etiologia das DTMs é multifatorial e podem ocorrer em todas as faixas etárias e todos os gêneros. Identificar a prevalência dos sintomas relacionados às disfunções temporomandibulares em estudantes do curso de bacharelado em fisioterapia. Trata-se de um estudo analítico transversal com abordagem de dados de forma quantitativa. Realizada entre agosto de 2015 e setembro de 2016. Foram incluídos no estudo discentes de uma instituição de nível superior, no qual cursam fisioterapia e apresentavam sintomas de disfunções temporomandibulares. Observou-se que a predominância de sintomas de DTM em universitários do curso de fisioterapia foi de 100% da amostra participante, em graus de severidade variando de leve a grave. A amostra deste estudo foi predominantemente do gênero feminino (83,3%) já que a distribuição foi heterogênea. Os sintomas mais encontrados nos estudantes, independentemente do grau de DTM, foram os estalos e dor nas ATMs ao mastigar ou abrir a boca, percepção do estresse e a cefaleia constante. Recomenda-se a realização de estudos longitudinais para acompanhar a prevalência destes distúrbios e a necessidade de cuidados de saúde por parte dos universitários.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/539
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PREDOMÍNIO DOS SINTOMAS DE DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES EM ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA.pdf274,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.