ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/510
Título: Fatores de risco associados ao desenvolvimento de anormalidades cérvicais em mulheres de município do agreste Pernambucano
Autor(es): PERES, Adrya Lúcia
RODRIGUES, Evelyn Gabryelle dos Anjos
Palavras-chave: Lesão cervical
Papilomavírus humano (HPV)
Fatores de risco
Data do documento: Dez-2016
Resumo: O papilomavírus humano (hpv) é um dos principais cofatores para o desenvolvimento de câncer cervical, a infecção pelo hpv é necessária mais não suficiente para o surgimento de tumores de colo uterino. Objetivou-se verificar os principais cofatores associados às anormalidades cervicais.trata-se de um estudo retrospectivo e analíticoem um laboratório privado do município de surubim.a faixa-etária de 14-30 anos está associada a um maior risco para desenvolver anormalidades cervicais, onde p< 0,001. Mulheresque realizaram o exame citopatológico a menos de três anos apresentam uma maior associação e um maior risco em desenvolver anormalidades cervicais, onde p < 0,0001. Mulheres com presença de gardnerella vaginalis ou mobiluncus spp, apresentam associação com a presença de anormalidades cervicais. Sendo importante destacar que estas mulheres devem ser acompanhadas quanto a possíveis riscos para o desenvolvimentode anormalidades cervicais, podendo estas serem observadas através dos exames citopatológicos, rastreio do câncer cervical.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/510
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo-25.09.16-Irnaldo. Jackson e Evelyn.pdf412,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.