ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/504
Título: Rede de atenção aos usuários/as de álcool e outras drogas no município de Caruaru-PE: a percepção dos/as usuários/as quanto a efetividade dos serviços para garantia de direitos
Autor(es): CARREIRO, Ayanne Sanguineto
Palavras-chave: Drogas
Garantia de direitos
Rede de atenção aos usuários de drogas
Data do documento: 13-Dez-2016
Resumo: O presente estudo teve por objetivo trazer a percepção dos/as usuários/as de álcool e outras drogas acerca da efetividade de seus direitos no atendimento em rede previsto nas políticas nacional e estadual sobre drogas. Para tal, foram feitas abordagens a respeito da problemática das drogas e os movimentos sociais que demandaram a elaboração de políticas públicas. Considerando que o trabalho voltado aos usuários/as de álcool e outras drogas é realizado por meio de numa atuação em rede, o presente estudo traz também as estratégias que envolvem essa atuação, para assim melhor compreende-la. Foram realizadas análise dos textos da política nacional sobre drogas - pnad instituída no ano de 2005, bem como da política estadual sobre drogas de pernambuco, instituída em 2011 para melhor compreender a relação entre os direitos previstos pelas mesmas e o trabalho desenvolvido pela rede que as compõe. Por fim, foi realizada pesquisa de campo com os/as usuários/as de álcool e outras drogas que estão sendo atendidos pelo capsad iii – mandacarú situado no município de Caruaru-PE e os resultados indicam que, do ponto de vista da saúde os direitos, em geral, estão sendo garantidos, porém observa-se lacunas na articulação com a rede complementar que possa garantir direitos, a exemplo da reinserção no mercado de trabalho.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/504
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mon. Ayanne Sanguineto.pdf792,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.