ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/502
Título: “Exército-sombra”: a violência estrutural como precursor para marginalização e invisibilização das meninas-soldados
Autor(es): LIMA, Matheus Pontes de
Palavras-chave: Violência estrutural
Crianças-soldados
Meninas-soldado
Gênero
Direitos humanos
Data do documento: 15-Dez-2016
Resumo: O fenômeno das crianças-soldados tem se tornado cada vez mais evidente dentro do escopo das relações internacionais, embora ainda pouco estudado. Esse interesse pela academia com o tema, decorre principalmente por esses indivíduos estarem alterando as proposições relacionadas a agências e estruturas dentro das relações internacionais, onde essas crianças passam a exercer certa influência no modo como o seu âmbito doméstico será moldado, podendo tanto constranger as estruturas, como serem constrangidas por elas. Surge nesse contexto a figura da menina-soldado, um indivíduo que é marginalizado e invisibilizado duplamente, primeiramente dada reprodução de alguns costumes inerentes a sociedade, que subjugam não apenas o indivíduo por ser criança, mas também por ser do sexo feminino. Além disso, essas meninas estarem inseridas numa sociedade ainda muito ligada a princípios patriarcais e nacionalista, colocando-as a margem das relações de poder e decisão. É diante desse contexto, que esse trabalho tem como objetivo analisar como os ambientes, que predominantemente se utilizam dessas meninas como soldados, estão ligados a uma série de condutas que são justificadas por um processo violento que está inserido cultura e estruturalmente dentro dessas sociedades, e como esse processo de violência acaba posicionando essas meninas-soldados numa esfera onde elas estão ligadas diretamente as vontades do seu gênero oposto, os homens. Para isso serão analisados os papéis tanto do homem, como o da mulher e das crianças como agência dentro das relações internacionais e em seguida como essa marginalização e invisibilidade promovem a exclusão dos seus direitos humanos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/502
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.FINAL - Matheus Pontes de Lima.pdf717,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.