ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/485
Título: A importância do meio ambiente amazônico nas relações internacionais: uma análise da atuação da organização do tratado de cooperação Amazônica (otca)
Autor(es): GOMES, Ana Priscila Portela
Palavras-chave: Meio ambiente
Amazônia
Impactos ambientais
Cooperação
OTCA
Data do documento: 14-Dez-2016
Resumo: A crise ambiental agravou ao longo da década de 60, resultando em uma série de impactos ambientais com ações irreversíveis, passando a ocupar uma posição central no cenário global. Contudo, a interação das ações humanas com o meio ambiente passou a ser uma questão mais presente na agenda mundial dos estados, a começar com a conferência de estocolmo, em 1972, que apresentava políticas para o gerenciamento ambiental, de modo sustentável. Com as intensas explorações na maior floresta tropical e de biodiversidade do mundo, a amazônia; os assuntos florestais tomaram um direcionamento relevante para a necessidade de uma administração sustentável das florestas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a evolução da temática de meio ambiente nas relações internacionais, a partir da década de 60, na qual inicia o despertar para a conscientização ambiental, expondo que a realização das conferências internacionais não surgiu de repente, e evidenciou cada vez mais a importância do meio ambiente para o cenário global. Nesse contexto, a amazônia toma destaque devido a sua rica extensão de recursos naturais, despertando interesse internacional, que, por conseguinte produz intensos impactos ambientais. Assim, o trabalho também busca apontar dentro do contexto amazônico, a importância que a região representa para o globo, como as causas que levaram a degradação ambiental amazônica e a análise da atuação da organização do tratado de cooperação amazônica (otca), que os países amazônicos adotaram para a preservação ambiental da região. A pertinência desse tema, justifica-se a necessidade de compreender de fato, o quão importante é a região amazônica para a promoção do desenvolvimento sustentável do meio ambiente.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/485
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Ana Priscila FINAL.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.