Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/461
Título: | Aplicação do conteúdo lutas na escola: estudo nas escolas de referência em ensino médio de Caruaru-PE |
Título(s) alternativo(s): | Fights content of application in school: study in reference schools education Caruaru-PE average |
Autor(es): | BELO, Charles da Silva SILVA, Heber Vinícios Tôrres |
Palavras-chave: | Educação física Educação Pedagogia Lutas |
Data do documento: | Mar-2017 |
Abstract: | Fighting is a diversified subject that should be addressed in a comprehensive way, considering the cultural, philosophical and its relevance to the formation of the citizen. In the sense, the aim of this study is to analyze the application of fights as content in the classes of physical education of the leading institutions in high school of caruaru – pe. through an explanatory cross-sectional descriptive study with samples of convenience, which were assessed two (02) physical education professionals from two of the state reference schools of educations in the city of Caruaru – PE. It was applied a protocol about fights content in physical education classes, based on assumptions of bardin through an interview technique. The work was conducted between august and november 2016. It has been identified that there are difficulties infrastructure and acceptance regarding the fight at school. It follows that this content has limitations in its application for several reasons, such as structural inadequacy , the acceptance of the school community and the lack of ownership of these contents by the professional participants of the study. It is suggested that other studies be carried out in order to increase both the number of samples as the school for a more contextual view of the phenomenon in question. |
Resumo: | A luta é um conteúdo diversificado que deve ser tratado de maneira integral, considerando a importância cultural, filosófica e sua relevância para a formação do cidadão. Neste sentido, objetivou-se, analisar a aplicação das lutas enquanto conteúdo nas aulas de educação física escolar das instituições de referência em ensino médio de caruaru – pe. Por meio de um estudo explicativo, transversal e descritivo com amostras por conveniência, onde foram avaliados 02 (dois) profissionais de educação física de duas escolas de referência da rede estadual de ensino do município de Caruaru – PE. Foi aplicado um protocolo versando sobre o conteúdo lutas nas aulas de educação física, baseado nos pressupostos de bardin e com a técnica de entrevista. O trabalho foi realizado no período entre agosto e novembro de 2016. Foi identificado que há dificuldades de infraestrutura e aceitação referente à luta na escola. Conclui-se que o referido conteúdo apresenta limitações em sua aplicação por várias razões, entre outras, a inadequação estrutural, a aceitação da comunidade escolar e a falta de apropriação desses conteúdos por parte dos profissionais participantes do estudo. Diante do exposto, sugere-se que outros trabalhos sejam realizados objetivando aumentar tanto o número de amostras quanto o de escolas, para uma visão mais contextual do fenômeno em questão. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/461 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física – Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APLICAÇÃO DO CONTEÚDO LUTAS NA ESCOLA.pdf | 239,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.