Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/456
Título: | Avaliação dos conhecimentos ergonômicos na prática odontológica |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of knowledge ergonomic in dental practice |
Autor(es): | NEVES, José Kayque CARDOSO, Sâmilla Rodrigues |
Palavras-chave: | Odontologia Educação em odontologia Doenças ocupacionais Ergonomia |
Data do documento: | Mar-2017 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos acadêmicos e professores de uma instituição de ensino superior (ies) sobre as normas e diretrizes ergonômicas aplicadas na clínica odontológica. O estudo transversal e descritivo foi realizado em Caruaru, Brasil, em uma amostra intencional com professores e alunos a partir do quinto período do curso de odontologia (n= 123). Os dados coletados em questionários aplicados por dois pesquisadores foram analisados pelos testes do quiquadrado de pearson e exato de fisher. Os resultados revelaram uma presença feminina majoritária (73,3% para docentes e 71,3% para discentes). Na amostra apresentada 60% dos professores e 76,6% dos acadêmicos conceituaram corretamente ergonomia, bem como foram apresentados resultados com variáreis das questões da pesquisa segundo a faixa etária e com os períodos agrupados. De acordo com a metodologia aplicada os estudantes e docentes de odontologia da instituição pesquisada conhecem os conceitos básicos de ergonomia na prática odontológica. Há necessidades de reformulações nos prolocolos clínicos para aplicação de posturas e medidas de ergonomia durante os atendimentos, visando prevenir doenças ocupacionais. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/456 |
Aparece nas coleções: | TCC - Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo kayque e samilla 19.10.2016 (1).pdf | 377,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.