ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3614
Título: Impactos da estimulação cognitiva sobre os sintomas depressivos de idosos institucionalizados
Autor(es): RODRIGUES, Isabela Carolina dos Santos da Silva
SILVA, Lucas Mário
COSTA, Yasmim Ferreira de Araújo
Palavras-chave: Terapias Cognitivas
Institucionalização
Idoso
Depressão
Data do documento: 6-Jun-2023
Resumo: O presente estudo objetivou descrever os impactos da estimulação cognitiva sobre os sintomas depressivos de idosos institucionalizados. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada durante os meses de outubro a dezembro de 2022, onde se utilizou a estratégia PICO para elaboração da pergunta norteadora, por consulta a biblioteca Scientific Electronic Library Online (SciELO) e através das bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed, utilizando os descritores obtidos através do DeCS e MesH: “Instituição de Longa Permanência para Idosos”, “Idoso”, “Terapia Cognitiva” e “Depressão” e suas alternativas em inglês e espanhol, combinados através dos operadores booleanos “OR” e “AND”. Foram incluídos artigos originais nos quais a população alvo eram idosos institucionalizados, submetidos a terapias de estimulação cognitiva e que analisaram o impacto da mesma sobre sintomas depressivos. Encontrou-se um total de 291 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, bem como remoção de duplicatas e leitura na íntegra, foram integrados 6 artigos para compor o estudo. Concluiu-se que a Estimulação Cognitiva reflete positivamente na qualidade de vida e redução dos sintomas depressivos, podendo ser complementada com outras práticas e metodologias de estimulação e de modo que promova um envelhecimento saudável, manutenção da plasticidade neuronal e cognitiva, autonomia, independência, humor e funcionalidade global do idoso.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3614
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Impactos da estimulação cognitiva sobre os sintomas depressivos de idosos institucionalizados.pdf319,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.