ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3606
Título: Características das lesões de cabeça e pescoço em mulheres vítimas de violência doméstica: Revisão de literatura
Autor(es): FIGUEIRÔA, Rafaella Silva
SANTOS, Thaís Andressa Silva dos
SABOIA, Rafael De Sousa Carvalho
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Trauma múltiplo
Odontologia legal
Data do documento: 6-Jul-2023
Resumo: Descrever as características e as consequências das lesões de cabeça e pescoço em mulheres vítimas de violência doméstica e a importância da atuação do Cirurgião-Dentista no atendimento desses casos. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão narrativa de literatura sobre a temática características das lesões de cabeça e pescoço em mulheres vítimas de violência doméstica. Utilizou-se para este resumo um levantamento bibliográfico nas bases de dados, PubMed (NCBI), MEDLINE (MEDlars on Line, Literatura Internacional) e LILACS (Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde). Foram utilizados descritores como Violência contra a mulher; Trauma múltiplo; Odontologia Legal. Correlacionados por meio dos operadores booleanos “or” para palavras que possuíssem similaridade e o termo “and” para ligação de palavras distintas entre si. Resultados: A face da mulher torna-se uma área de acesso mais fácil, por se tratar de um local de pouca proteção e muita exposição. Alterações psicológicas também podem acarretar danos e mudanças na saúde e no cotidiano das mulheres que sofrem violência, comprometendo seu estado psicológico e emocional, segundo relatos de nervosismo, medo, tristeza, desatenção, desorientação, insônia, depressão. Conclusão: Conclui-se que as lesões maxilofaciais mais acometidas em mulheres vítimas de violência doméstica são as de tecidos moles: laceração, abrasão, contusão, hematoma. Seguiu-se traumatismo dentoalveolar, nomeadamente: luxação extrusiva, subluxação, concussão, fractura coronária, avulsão e fractura alveolar. E como lesões mais graves, fraturas ósseas, ossos nasais, mandíbula e complexo zigomático.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3606
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL.pdf192,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.