ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3598
Título: Odontologia do esporte: a importância da retirada dos terceiros molares para os desportistas em prevenção de traumas: uma revisão narrativa
Autor(es): MOURA, Igor Santos de
TABOSA, Karen Beatryz da Silva
GOMES, Lucas Emanuel Chaves
Palavras-chave: Odontologia do esporte
Terceiros molares
Atletas
Data do documento: 6-Jul-2023
Resumo: Em algumas modalidades esportivas pode-se observar um maior contato do participante com outros jogadores e com objetos, aumentando o risco de lesões relacionadas a prática do esporte. A presença do terceiro molar inferior impactado afeta a dinâmica do trauma mandibular, aumentando o risco de fratura na região. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo avaliar, através de uma revisão de literatura narrativa, a associação dos terceiros molares com o trauma decorrente da prática esportiva. Após análise da literatura, foi possível verificar o impacto negativo que a presença de terceiros molares pode ocasionar em atletas, bem como os possíveis riscos causados pela extração dos mesmos. No entanto, é necessário o desenvolvimento de estudos que possam acompanhar a eficácia da remoção profilática dos terceiros molares para prevenir possíveis fraturas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3598
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Odontologia esportiva_19.04.23 (FINAL).pdf453,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.