ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3589
Título: Ajustes oclusais como alternativa terapêutica para tratamento de Disfunções Temporomandibulares (DTM): Uma revisão integrativa
Autor(es): OLIVEIRA, Erotildes Jordão Rodrigues Figueiredo de
SILVA, Matheus Morais da
SILVA, Victória Carollyne Cândido
Palavras-chave: Disfunção temporomandibular
Ajuste oclusal
Dor orofacial
Data do documento: 6-Jul-2023
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o uso de ajustes oclusais como alternativa terapêutica para o tratamento de disfunções temporomandibulares. Metodologia: Para realização deste estudo foram analisados artigos indexados em bases de dados tais como Scielo, Pubmed e Embase. A estratégia de busca utilizada para pesquisa nas bases de dados se deu pela utilização dos descritores: “Ajuste oclusal” AND “Temporomandibular” AND “occlusal” OR "occlusally". Resultados: A partir da busca de artigos científicos nas plataformas acima mencionadas, no período de 2016 a 2023 utilizando os descritores “Ajuste oclusal” AND “Temporomandibular” AND “occlusal” OR "occlusally" obteve-se um total de 1.555 artigos. Após a utilização dos critérios de inclusão, obteve-se 15 artigos completos, em inglês, do tipo revisão de literatura, observacional, revisões sistemáticas, revisões sistemáticas e meta-análises, ensaios clínicos randomizados, observacionais retrospectivos, que serão discutidos posteriormente. Conclusão: Ao analisar os resultados obtidos, foi possível verificar algumas falhas metodológicas nos estudos clínicos, estudos desatualizados, relatos de casos e informações anedóticas. Desta forma, sugere-se o desenvolvimento de novos ensaios clínicos com maiores populações e que estas possam ser assistidas por mais tempo, garantida novas evidências e um maior rigor metodológico.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3589
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo submissaao TCC.pdf187,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.