ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3588
Título: Odontologia do esporte: nível de conhecimento dos atletas acerca da importância da saúde bucal nos clubes profissionais de futebol do município de Caruaru-PE
Autor(es): BARROS, Davi Falcão
COELHO, Willian Lucas da Silva
SILVA FILHO, Fernando Marcos da
Palavras-chave: Traumatismo dentário
Avulsão dentário
Saúde bucal
Medicina esportiva
Data do documento: 6-Jul-2023
Resumo: A odontologia do esporte é uma especialidade que tem foco na prevenção, tratamento e estabilidade das lesões orofaciais, esta área de atuação abrange toda faixa etária de atletas profissionais como também amadores. OBJETIVO: Avaliar o nível de conhecimento de atletas sobre a importância da odontologia do esporte na qualidade de vida e rendimento esportivo e apurar as principais queixas orofaciais. MATERIAS E MÉTODO: Trata-se de um estudo do tipo coorte de análise retrospectiva, com uma abordagem quantitativa no tratamento dos dados para mensuração do conhecimento desses atletas quanto a importância da odontologia do esporte em seu rendimento. RESULTADOS: O estudo abrangeu 55 atletas profissionais dos 3 clubes de futebol masculino profissional da cidade de Caruaru PE. A idade dos atletas entrevistados variou de 16 a 38 anos, 39 atletas (70,90%) relataram ter possuído complicações bucais ao longo da carreira, 19 atletas (34,50%) alegaram já ter sofrido com dores na ATM, (76,40%) relatou ir de forma irregular a consultas odontológicas, (65,50%) apresentaram ter um certo conhecimento sobre a temática e (98,20%) relataram achar necessário a presença do cirurgião-dentista no trabalho multidisciplinar nos clubes. CONCLUSÃO: A maioria dos atletas alegaram não só ter conhecimento sobre a importância da odontologia no esporte, mas também que acham imprescindível a presença do cirurgião-dentista vinculado aos clubes, porém, mesmo com o conhecimento sobre a temática, muitos atletas negligenciam o cuidado a saúde bucal.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3588
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final do TCC - pdf.pdf219,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.