ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3584
Título: Autopercepção das condições bucais/parafuncionais dos estudantes de odontologia do centro universitário Tabosa de Almeida/Asces-Unita, Caruaru-PE
Autor(es): SILVA, Sara Mirian Ferreira
FARIAS, Júlia Cordeiro de
Palavras-chave: Odontologia
Estresse psicológico
Saúde do estudante
Data do documento: 6-Jun-2023
Resumo: Avaliar as condições bucais/parafuncionais dos estudantes de odontologia da faculdade ASCES-UNITA, de acordo com sua autopercepção. Método: Trata-se de um estudo observacional transversal, realizado no Centro Universitário Tabosa de Almeida/ASCES-UNITA. O universo amostral foi constituído numa amostragem não probabilística de conveniência, por 200 estudantes do curso de Odontologia. A pesquisa consistiu no preenchimento on-line, pelos voluntários, de um questionário e das escalas de ansiedade, depressão e estresse (EADS-21). Os dados foram processados e analisados nos softwares Microsoft Office Excel e o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) versão 20.0. Resultados: O formulário recebeu 192 respostas, sendo 81,3% indivíduos do sexo feminino e 18,8% do sexo masculino, entre as idades de 18 a 37 anos. Consideram-se ansiosos/estressados 78,1%, declararam apresentar bruxismo/apertamento oclusal 28,1%, relataram hábitos como onicofagia 24%, mordedura na mucosa jugal (Morsicatio buccarum) 20,8% e mordedura labial (Morsicatio labiorum) 16,7%. No que concerne à Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21), os voluntários apresentaram nível de sintomas classificados como: estresse – normal a severo; ansiedade – leve a extremamente severo; depressão – normal a severo. Conclusão: O principal hábito parafuncional encontrado entre os voluntários da pesquisa foi bruxismo/apertamento oclusal, e o surgimento e/ou continuidade do mesmo, é fortemente associado a situações de estresse/ansiedade.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3584
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC FINAL.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.