Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/358
Título: | Planejamento educativo em saúde coletiva: fundamentado no método dialético de Paulo Freire |
Autor(es): | CAVALCANTI, Andréa Kedima Diniz ARAÚJO, Ladjane do Carmo de Albuquerque |
Palavras-chave: | Educação em saúde Modelos teóricos Enfermagem em saúde pública |
Data do documento: | Jul-2016 |
Abstract: | Background: The educational planning in public health and a intervention tool in community health-disease processes and needs a conceptual framework to get more results effective.Objectives: To reflect on the importance of the use of the dialectical method of paulofreire as conceptual framework for construction of educational plans developed to paragraph activities of achievement in primary health / public health / community health.Methodology: Integrative review of the literature conducted through the research in electronic databases, books and books. were included 9 articles, published in 2015, four books and hum manual no period 2010.Results: It was identified that the authors converge in the study of the importance of the method of application of dialectical use as theoretical foundation paragraph the education plans attesting your effectiveness. Conclusion: we conclude that the uso dialectical methodology in the plans construction determines a major of the same efficiency.Keywords: Health education; Theoreticalmodels ; Publichealthnursing . |
Resumo: | Enquadramento: O planejamento educativo em saúde coletiva é uma ferramenta de intervenção nos processos de saúde-doença da comunidade e necessita de uma fundamentação teórico-metodológica para obter resultados mais efetivos. Objetivos: Refletir sobre a importância do uso do método Dialético de Paulo Freire como fundamentação teórico-metodológica para a construção de planos educativos desenvolvidos para a realização de atividades na Atenção Básica à Saúde/Saúde Coletiva/Saúde Comunitária. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura realizada através da pesquisa em bases de dados eletrônicas, manuais e livros. Foramincluídos 9 artigos, publicados no período de 2010 a 2015, 4 livros e um manual. Resultados: Foi identificado que os autores convergem no estudo da importância do uso da aplicação do método Dialético como fundamentação teórica para os planos educativos atestando sua efetividade. Conclusão: Conclui-se que o uso da metodologia dialética na construção dos planos determina uma maior eficiência dos mesmos. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/358 |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Andréa Kedima.pdf | 106,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.