ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/358
Título: Planejamento educativo em saúde coletiva: fundamentado no método dialético de Paulo Freire
Autor(es): CAVALCANTI, Andréa Kedima Diniz
ARAÚJO, Ladjane do Carmo de Albuquerque
Palavras-chave: Educação em saúde
Modelos teóricos
Enfermagem em saúde pública
Data do documento: Jul-2016
Abstract: Background: The educational planning in public health and a intervention tool in community health-disease processes and needs a conceptual framework to get more results effective.Objectives: To reflect on the importance of the use of the dialectical method of paulofreire as conceptual framework for construction of educational plans developed to paragraph activities of achievement in primary health / public health / community health.Methodology: Integrative review of the literature conducted through the research in electronic databases, books and books. were included 9 articles, published in 2015, four books and hum manual no period 2010.Results: It was identified that the authors converge in the study of the importance of the method of application of dialectical use as theoretical foundation paragraph the education plans attesting your effectiveness. Conclusion: we conclude that the uso dialectical methodology in the plans construction determines a major of the same efficiency.Keywords: Health education; Theoreticalmodels ; Publichealthnursing .
Resumo: Enquadramento: O planejamento educativo em saúde coletiva é uma ferramenta de intervenção nos processos de saúde-doença da comunidade e necessita de uma fundamentação teórico-metodológica para obter resultados mais efetivos. Objetivos: Refletir sobre a importância do uso do método Dialético de Paulo Freire como fundamentação teórico-metodológica para a construção de planos educativos desenvolvidos para a realização de atividades na Atenção Básica à Saúde/Saúde Coletiva/Saúde Comunitária. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura realizada através da pesquisa em bases de dados eletrônicas, manuais e livros. Foramincluídos 9 artigos, publicados no período de 2010 a 2015, 4 livros e um manual. Resultados: Foi identificado que os autores convergem no estudo da importância do uso da aplicação do método Dialético como fundamentação teórica para os planos educativos atestando sua efetividade. Conclusão: Conclui-se que o uso da metodologia dialética na construção dos planos determina uma maior eficiência dos mesmos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/358
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Andréa Kedima.pdf106,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.