ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3504
Título: A importância do seguimento dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas como Ferramenta para farmacoeconomia e uso racional de medicamentos.
Autor(es): NEVES, Ana Cláudia Florêncio
SARDOU, Juliane Neves Gonçalves
SILVA, Elaine de Lima
SILVA, Mateus Pereira da
Palavras-chave: Assistência farmacêutica
Uso racional de medicamentos
Protocolos clínicos
Diretrizes clínicas
Farmacoeconomia
Data do documento: 1-Set-2022
Resumo: O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) possui como principal finalidade a garantia integral do acesso ao tratamento medicamentoso a partir de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT`s). Os PCDT`s, são fundamentais para a definição de tratamento de várias doenças contempladas no CEAF, com objetivo principal, promover o uso racional dos medicamentos (URM). Trata-se de uma revisão narrativa, com caráter descritivo, sobre a evolução dos PCDT’s e sua importância como ferramenta farmacoeconômica e contribuição para o URM. A coleta de dados foi realizada em três bases de dados, bem como, legislações e publicações oficiais do Ministério da Saúde. Com esta revisão foi possível observar uma mudança de paradigma no desenvolvimento do CEAF, principalmente através de uma maior valorização dos PCDT’s, onde o Ministério da Saúde, através da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), apresenta publicações crescentes de novos PCDT’s, associados de constantes atualizações dos já existentes. Os PCDT’s, pela utilização da saúde baseada em evidências nas suas publicações, com avaliações econômicas e clinicas de desfechos e comparações a outros produtos, podem ser assim consideradas como uma ferramenta farmacoeconômica, contribuindo para melhoraria e eficiência dos gastos nos sistemas de saúde, sendo de suma importância frente à promoção do URM. Entretanto isto não garante a adesão dos profissionais de saúde a estes protocolos e se faz necessário qualificar os profissionais para melhorar a assistência aos pacientes.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3504
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO DE REVISÃO final.pdf572,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.