ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3503
Título: Desenvolvimento farmacotécnico de forma farmacêutica para uso dermatológico (gel) a partir do extrato bruto seco de tagetes erecta l. (cravo de defunto)
Autor(es): SILVA, Erica Ivoneide da
ASSIS, Patrícia Vieira de
ARAÚJO, Anna Julia Gomes Espíndola
CORDEIRO, Risonildo Pereira
Palavras-chave: Microbiologia
Teste de toxicidade
Tagetes erecta
Data do documento: 1-Set-2022
Resumo: Tagetes erecta, conhecida como cravo de defunto é uma espécie pertencente à família Asteraceae, despertou interesse científico em razão de seus potenciais biológicos que em razão da sua composição química indica atividade antiinflamatória, antimicrobiana, antifúngica e antiviral. O presente estudo tem como objetivo realizar análises microbiológicas, toxicológicas e desenvolver a forma farmacêutica gel a partir do extrato bruto seco da espécie. A atividade microbiana foi determinada pelo método Pour-plate, sua toxicidade foi avaliada a partir da análise de CL50 em ensaio agudo com Artemia salina L. O cravo frente à Artemia salina Leach foi considerado como não tóxico, e causou inibição frente Staphylococcus aureus e Staphylococcus aureus resistente à meticilina. Na elaboração do gel, foi possível verificar pequenas variações no intervalo de 10 dias, o que sugere um resultado promissor, no desenvolvimento de novos estudos quanto a seus potenciais terapêuticos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3503
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESENV_1.pdf353,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.