Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/350
Título: | A integração e a inclusão nas aulas de Educação Física escolar para pessoas com necessidades especiais |
Autor(es): | LEMOS, Emanuel Rennan de Lima SILVA, Mayara Viviane de Couto FIGUEIROA, Ana Paula Rodrigues |
Palavras-chave: | Integração. Inclusão Adaptação |
Data do documento: | Jul-2016 |
Abstract: | Inclusion is a universal right, since the human being is born in society, it comes and the inalienable right to education is relevant to every citizen, whether the person with special needs or not. By sharing knowledge, experiences and living among peers, the person with any special needs is also modifying agent in the world, therefore it deserves to be inserted in activities that contribute to the development of their skills according to their needs adapted. The objectives of this article are to know and recognize the integration and inclusion of them in the educational process, to identify how the Physical Education classes influence the development of their skills and their physical limitations, as it is made to understand them in the classroom as the teacher develops its methodology and adapt their lessons to practice those according to their need. For preparation of this article used a methodological process and a literature search, which was looking for authors who explain, know and analyze it. Initially, it presents a brief history of integration and inclusion in physical education classes. Throughout the text, it talks about integrating and include people with special needs in mainstream education and legal support that supports their inclusion. We conclude that to be a true integration and inclusion is necessary not only the training of teachers for teaching, but also make the school accessible to all and this is equipped with material resources that make the most interesting and attractive classes. Key words: Integration. Inclusion. Adaptation. |
Resumo: | A inclusão é um direito universal, uma vez que o ser humano nasce em sociedade, advém dela e o direito inalienável à educação é pertinente a qualquer cidadão, seja a pessoa com necessidade especial ou não. Ao compartilhar saberes, experiências e convivendo entre pares, a pessoa com alguma necessidade especial também é agente modificadora do mundo, por conseguinte merece ser inserida em atividades que contribuam para o desenvolvimento de suas habilidades de acordo com sua necessidade adaptada. Os objetivos deste artigo estão em conhecer e reconhecer a integração e inclusão deles no processo educacional, identificar como as aulas de Educação Física influenciam o desenvolvimento das suas habilidades e de suas limitações físicas, como é feita à compreensão deles nas aulas, como o docente desenvolve a sua metodologia e adapta suas aulas para a prática daqueles de acordo com sua necessidade. Para elaboração desse artigo utilizou-se um processo metodológico e uma pesquisa bibliográfica, a qual foi em busca de autores que explicam, conhecem e analisam o assunto. Inicialmente, apresenta-se um breve histórico sobre integração e inclusão nas aulas de Educação Física. No decorrer do texto, discorre-se sobre integrar e incluir pessoas com necessidades especiais no ensino regular e o respaldo legal que embasa a inclusão deles. Conclui-se que para existir uma verdadeira integração e inclusão é necessário não só a capacitação dos professores para o ensino, mas também tornar a escola acessível para todos e esta seja equipada com recursos materiais que tornem as aulas mais interessantes e atrativas. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/350 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física – Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A integração e a inclusão nas aulas de Educação Física escolar para pessoas com necessidades espe.pdf | 186,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.