ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3488
Título: Percepção das mães sobre a shantala como recurso terapêutico nas cólicas intestinais em lactentes
Autor(es): SILVA, Ester Moreira da
VALE, Letícia Rodrigues do
SOUSA, Rayane da Silva
OLIVEIRA, Alecsandra Gomes de Lucena
Palavras-chave: Massagem
Cólicas
Lactentes
Data do documento: 7-Mai-2022
Resumo: No primeiro trimestre de vida dos lactentes, a cólica intestinal é um fenômenofrequente,comoformadetratamentoexistemfármacosespecíficos, porém há risco de intercorrências para o bebê. Existem algumas opções não farmacológicas que podem trazer melhora neste incômodo, dentre elas pode-se citar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), ressalta-sedestas,ashantala,queé umatécnicademassagemembebês.Objetivo:Descreverapercepçãodasmãessobre a shantala como recurso terapêutico nas cólicas intestinais em lactentes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em março de 2020 a novembro de 2021, nos dias de consulta de puericultura do Centro de Saúde Ana Rodrigues, Caruaru-PE, através da aplicação de dois formulários com as mães de cinco lactentes com faixa etária entre1mêse26diasa3 meses. As mães foram ensinadas sobre a técnica da shantalaeorientadasarealizá-la duas vezes ao dia, durante 15 dias nos seus filhos. Além disso, foi criado um grupo de suporte pelo aplicativo WhatsApp para esclarecimento das dúvidas ao longo das semanas. As entrevistas foram gravadas e para análise dos dados foram transcritas na Grelha de Bardin. Resultados e Discussões: Observou-se, a partir da percepção materna que após a realização da shantala regularmente nos lactentes os sintomas relacionados às cólicas intestinais diminuíram, sendo dispensado até o uso de medicamentos. Também foi evidenciado outros benefícios, tanto para o bebê quanto para a mãe, sendo eles: o relaxamento, melhora na qualidade do sono, melhor funcionamento do intestino e fortalecimento do vínculo mãe-filho. Conclusões: Levando em consideração todos esses benefícios, faz-se necessário maior disseminação da shantala na área da saúde, principalmente na atenção básica, para que cada vez mais mães tenham conhecimento da técnica e assim possam usufruir dos benefícios junto ao seu filho.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3488
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERCEPÇÃO DAS MÃES SOBRE A SHANTALA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NAS CÓLICAS INTESTINAIS EM LACTENTES.pdf798,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.