ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3446
Título: Incidência de dois canais na raiz distal de primeiros molares inferiores - um estudo de tomografia computadorizada de feixe cônico
Autor(es): BEZERRA, João Victor Santiago
BORBA, Marlla Dinorah
SOARES, Thais Brito
Palavras-chave: Endodontia
Anatomia
Radiologia
Tomografia computadorizada de feixe cônico
Data do documento: 25-Set-2022
Resumo: O conhecimento da anatomia e das possíveis variações anatômicas do primeiro molar inferior é essencial para o sucesso do tratamento endodôntico. O objetivo deste estudo foi investigar a incidência de dois canais na raiz distal de primeiros molares inferiores em um estudo laboratorial in vitro. Após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, foram selecionados 250 dentes 36 e 46 para abertura coronária e exploração dos canais através sondagem direta e da análise tomográfica de feixe cônico. Os elementos foram organizados em cera nº 7 para escaneamento tomográfico, e nos resultados obtidos, apenas 37 (14,80%) dos 250 dentes apresentaram um segundo canal na raiz distal. O presente estudo mostrou que não há diferença entre os elementos 36 e 46 com relação à incidência de dois canais tanto no cateterismo quanto na tomografia computadorizada de feixe cônico.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3446
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ENDO 1 MOLAR TCFC.pdf249,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.