ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3434
Título: Produção de um odorizante a base de allium sativum, mentha spicata e schinus terebinthifolius com atividade acaricida
Autor(es): SILVA, Caroliny Henrique Pereira da
SANTOS, Daniele de Oliveira
SILVA, Maria Dayane de Moura
Palavras-chave: Ácaros
Plantas medicinais
Saúde
Data do documento: 25-Set-2022
Resumo: Os seres humanos têm usado as plantas para fins medicinais devido a grande quantidade de constituintes químicos com capacidade farmacológica, esses constituintes têm diversas finalidades terapêuticas, entre elas, as atividades de relevância microbiológica e biológica que vêm se destacando na área das ciências médicas. Objetivo: Desenvolver um odorizante à base do extrato do Allium sativum, Mentha spicata e Schinus terebinthifolia com propriedades acaricidas. Metodologia: Foi realizado o extrato hidroalcoólico por meio de maceração das folhas de Mentha spicata, das cascas da Schinus terebinthifolia e do bulbo do Allium sativum, os quais foram submetidos a determinação da toxicidade, baseada na concentração letal média e atividade microbiológica acaricida avaliada por meio do teste de fumigação. Resultados: A análise toxicológica houve um baixo número de mortes em todas as concentrações testadas das amostras de Mentha spicata e Schinus terebinthifolia obtendo-se uma CL50 de = 1237.44Ug/mL µg/mL. e 4576.43µg/ml. respectivamente. Já para o Allium sativum houve um maior índice de morte, obtendo uma CL50 = 283.485 Ug/mL µg/mL. Com relação à atividade biológica frente aos ácaros, não foi observado a morte deles em exposição às concentrações de 100%, 50%, 25% e 12,5%. Discussão: odorizante com atividade acaricida foi produzido à base das plantas consagradas pela literatura por sua capacidade biológica, sendo elas, Allium sativum, Mentha spicata e Schinus terebinthifolius. No ensaio frente Artemia Salina Leach os extratos brutos secos das três matérias-primas demonstraram ser atóxico e moderadamente tóxico. Em relação ao teste de fumigação denota a necessidade de relacionarse a interação entre as plantas e sua estabilidade associada à concentração. Conclusão: Houve resultados promissores na avaliação toxicológica da Mentha spicata e Schinus terebinthifolia, onde os extratos se mostraram praticamente atóxicos, sendo uma possibilidade terapêutica. Com relação a atividade acaricida, das espécies, não foi observada nos testes a atividade nos ácaros, podendo-se da continuidade com outros testes em relação a outros patógenos, considerando promissores os resultados toxicológicos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3434
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo final Caroliny.pdf208,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.