ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3430
Título: Aplicabilidades terapêuticas da Zymomonas mobilis sobre fatores predisponentes das dislipidemias e do câncer colorretal
Autor(es): MUNIZ, Ialy Cássia da Silva
MUNIZ, Iasmin Ingrid da Silva
SILVA, Iran Alves da
MONTEIRO, Ana Catarina Simonetti
Palavras-chave: Zymomonas
Dislipidemias
Neoplasia do cólon
Data do documento: 25-Set-2022
Resumo: Identificar através de uma revisão de literatura as aplicabilidades terapêuticas da Zymomonas mobilis (Z. mobilis) sobre fatores predisponentes das dislipidemias e do câncer de cólon e reto. Revisão Bibliográfica: A Z. mobilis é uma bactéria Gram-negativa, móvel, anaeróbia facultativa e não patogênica que quando fermentada, a partir da sacarose, é capaz de produzir metabólitos com atividades biologicamente ativas que vêm demonstrando interesse em aplicações terapêuticas, os oligômeros de frutose, levana e os frutooligossacarídeos (FOS). A levana possui ação imunomoduladora e antitumoral em células hepáticas e intestinais, enquanto que os FOS agem no metabolismo lipídico, regulando os níveis do colesterol sérico e da lipoproteína de baixa densidade (LDL), assim suprimindo a esteatose. Esse probiótico pode desencadear também um efeito protetor no cólon por sua capacidade de inibir bactérias patogênicas, como P. aeruginosa, E. coli, S. aureus e Salmonella spp., que são capazes de provocar disbiose e alteração do trânsito intestinal. Considerações finais: A Z. mobilis por atuar no controle da desregulação do metabolismo lipídico e na manutenção da homeostase da microbiota intestinal pode ser adotada como uma alternativa simbiótica diante dos fatores predisponentes de enfermidades crônicas, como dislipidemias e neoplasias do cólon e reto.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3430
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo (TCC).docx.pdf149,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.