ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3426
Título: A percepção do enfermeiro sobre a consulta ao adolescente adolescentes
Autor(es): SANTOS, Aysla Eduarda da Silva
BEZERRA, Vitória Luiza Rufino
SOUZA, Yalen Raquel de
Palavras-chave: Enfermagem
Saúde do adolescente
Atenção primária à saúde
Data do documento: 1-Set-2022
Resumo: Descrever a percepção dos enfermeiros, atuantes na Estratégia de Saúde da Família, quanto a consulta a adolescentes. Método: estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa, com 10 enfermeiros de Estratégias de Saúde da Família do município de Caruaru-PE. A quantidade de enfermeiros foi definida a partir do critério de saturação dos dados. Análise de dados através da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, na modalidade temática. Resultados: na análise de conteúdo, destacaram-se quatro categorias temáticas: “Ausência de Consulta ao Adolescente: cultura curativista”; “Necessidade de acolhimento e comunicação entre as equipes”; “A presença dos responsáveis promove timidez ou confiança no adolescente” e “Criar vínculos e usar redes sociais como estratégias para a consulta ao adolescente”. Conclusão: a percepção dos enfermeiros quanto a consulta ao adolescente envolve diversas lacunas, dificuldades e estratégias pouco praticadas. Essa realidade reflete negativamente no trabalho que os profissionais de enfermagem deveriam desempenhar com esse público.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3426
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO SOBRE A CONSULTA AO ADOLESCENTE.docx (1).pdf138,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.