ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3423
Título: Percepção dos profissionais de enfermagem do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) diante das emergências obstétricas
Autor(es): SILVA, Geane Maria de Lima Queiroz
WANDERLEY, Maria Alinny Rezende Acioli
SILVA, Maria Eulalia Lucena
SANTOS, Raquel Bezerra dos
Palavras-chave: Serviços médicos de emergência
Obstetrícia
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 1-Set-2022
Resumo: A gestação é um fenômeno fisiológico normal do desenvolvimento de um embrião dentro do corpo feminino e, na maioria dos casos, habitualmente, não há intercorrências. No entanto, seja por uma condição fisiológica ou patológica, as chamadas emergências obstétricas podem acontecer em qualquer momento da gestação e pode colocar em risco a vida da mãe e do feto. A atuação rápida e qualificada do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar, especificamente nas emergências obstétricas, possui papel importante e estratégico na prevenção de morbimortalidade materna e neonatal. Objetivo: Desvelar as percepções dos profissionais de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) acerca das emergências obstétricas ocorridas no município de Caruaru-PE. Método: estudo qualitativo com 10 profissionais de enfermagem da equipe do SAMU de Caruaru-PE, realizado entre setembro e outubro de 2021. As falas foram transcritas na íntegra e analisadas conforme a técnica de análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática. Foram seguidas as recomendações da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde e as entrevistas foram realizadas após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Tabosa de Almeida Asces-Unita sob CAAE:51072521.1.0000.5203, parecer n° 4.958.976. Resultados: a partir da análise, emergiram 03 categorias temáticas: 1. A ocorrência obstétrica reconhecida como algo desafiador; 2. Humanização do cuidado influenciando as ações do SAMU; 3. Triagem obstétrica como base para atendimento no SAMU. Conclusão: as percepções dos profissionais de enfermagem do SAMU sobre as emergências obstétricas permeiam sentimento setensão e demonstram uma utilização contínua da triagem obstétrica para uma boa condução das gestantes e parturientes.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3423
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo .pdf160,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.