ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3367
Título: Análise bromatológica de barras de cereais produzidas a partir de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata mill.) Como forma alternativa de suplementação alimentar
Autor(es): LUCENA, Beatriz Dantas de
SILVA FILHO, Jorge Zacarias da
CAVALCANTE, Loreena Laura Cordeiro
CORDEIRO, Risonildo Pereira
RODRIGUES, Taís Helena Gouveia
Palavras-chave: Anemia adquirida
PANCs
Ora-pro-nóbis
Suplementação alimentar
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: Analisar e desenvolver barra de cereais a partir da Pereskia aculeata Mill. Como alternativa de suplementação para anemia decorrente ao tratamento de leucemia. Métodos: A metodologia se baseou em analisar umidade por secagem em estufa, cinzas secas, proteínas pelo método de determinação com ácido tricloroacético e estabilidade em temperatura ambiente de 25°C, resfriamento em geladeira à 4°C e estufa à 35°C. Resultados: A barra de cereais apresentou 51,49% de perda de água, média de 30,63% de cinzas secas e um teor proteico de 22,50%, considerado alto quando comparado com publicações recentes. Quanto à estabilidade, o resfriamento mostrou-se a melhor alternativa quando comparado com a temperatura ambiente e a estufa, com ausência de ação microbiológica. Conclusão: A barra de cereais enriquecida de ora-pro-nobis é uma opção viável de suplementação para pacientes anêmicos em tratamento oncológico pelo teor nutricional e praticidade de armazenamento.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3367
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.