ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3352
Título: Proposta de modelo lógico do componente “estrutura” das unidades básicas de saúde como ferramenta para estudos de avaliação
Autor(es): COSTA, Angélica Bezerra
SANTOS, Letícia Maria dos
CAVALCANTI, Mayara Sobrinha Oliveira
Palavras-chave: Tríade estrutura processos resultados
Avaliação de ações de saúde pública
Atenção primária à saúde
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: A Atenção Primária à Saúde (APS) tem como característica o mais alto grau de capilaridade. Através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a APS chega o mais próximo possível da população. Para garantia do acesso de qualidade, as UBS devem ter uma estrutura adequada que possibilite o processo de trabalho das equipes. Objetivo: Construir uma proposta de Modelo Lógico para o componente “Estrutura” das Unidades Básicas de Saúde como ferramenta para estudos de avaliação. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, o qual utilizou conceitos da avaliação normativa para construção do Modelo Lógico do componente “estrutura” das Unidades Básicas de Saúde como ferramenta para estudos de avaliação. Resultados: A partir desse levantamento dos referenciais técnicos que normatizam o componente “estrutura” das Unidades básicas de Saúde, foi construído o Modelo Lógico, sendo estruturado de acordo com o referencial teórico de Avedis Donabedian (estrutura, processo e resultado), porém com mais ênfase ao componente Estrutura. Considerando a importância da APS para o Sistema Único de Saúde (SUS) e sabendo que a estrutura é um componente primordial para a consolidação das intervenções da APS, é fundamental que tal componente seja avaliado. Conclusão: O Modelo Lógico é fundamental para as pesquisas avaliativas e para a construção de instrumentos que possibilitem a avaliação dos serviços, de forma específica, do componente “estrutura”, com vistas a melhorar a qualidade da assistência e diminuir as desigualdades regionais, assim como garantir a acessibilidade aos usuários.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3352
Aparece nas coleções:TCC - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final tcc.pdf186,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.