ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3345
Título: Avaliação das equipes de saúde bucal da atenção primária em caruaru quanto às normas de biossegurança após a covid-19
Autor(es): SANTOS, Erick Lúcio Souza
SILVA FILHO, Alexandre José Loureiro da
SILVA, Alessandro Sérgio Almeida
Palavras-chave: Covid-19
Contenção de riscos biológicos
Atenção básica
Serviços de saúde bucal
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: A pandemia provocada pelo coronavírus provocou importantes mudanças na estrutura e no processo de trabalho do sistema de saúde. Os serviços primários, especialmente as equipes de saúde bucal, se organizaram com protocolos de biossegurança para possibilitar o exercício profissional de modo seguro e livre de acidentes no contexto profissional-paciente frente a doenças infectocontagiosas. Objetivo: avaliar as Equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária no Município de Caruaru, Pernambuco, sobre as normas de biossegurança após a Covid-19. Materiais e Métodos: Trata-se de uma Pesquisa Avaliativa de abordagem quantitativa, com as 68 equipes de saúde atuantes na Estratégia de Saúde da Família do município de Caruaru-PE. As quais foram submetidas a um questionário contendo 24 questões objetivas a respeito da Biossegurança no período de janeiro a setembro de 2021 de forma virtual, fazendo uso do dispositivo Google Forms. Foram utilizadas técnicas estatísticas por meio do Programa Microsoft Excel. Resultados: Foram obtidas 63 respostas dentre as 68 Unidades de Saúde bucal cujo questionário foi enviado. Onde a maioria das unidades relataram realizar uma abordagem prévia aos pacientes antes do mesmo ser atendido no consultório odontológico (73%). Dentre os cuidados repassados aos pacientes antes deles serem atendidos no PSF estão: higienização das mãos (79,4%), uso de máscaras (100%) e utilização de álcool gel (82,5%). Dentre os serviços oferecidos durante o período pandêmico, o principal atendimento oferecido foi de Urgência (98,4%). O material de principal escolha para desinfecção das superfícies do consultório odontológico foi o álcool 70% (82,5%). A maioria das equipes de saúde bucal (85,7%) das unidades responderam corretamente a sequência de paramentação necessária durante o atendimento em tempos de COVID-19. Considerações Finais: Através da sequência correta de paramentação para o atendimento durante a COVID-19, dados coletados, a aplicação das novas normas de biossegurança implementadas pelo CFO e adotadas pelo município de Caruaru-Pernambuco, encontram-se em vigência em sua maioria. Sendo necessária a constante capacitação dos profissionais da rede de atenção básica com intuito de viabilizar um atendimento qualificado adjunto a segurança proporcionada ao conjunto profissional-paciente por meio do programa de “Educação Permanente”.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3345
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO COMPLETO - CADERNO DE SAÚDE PÚBLICA FIOCRUZ.pdf363,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.