ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3321
Título: Análise microbiológica e toxicológica dos extratos brutos secos da bromelia laciniosa mart. Ex shult. (macambira)
Autor(es): SILVA, Juliana Gonçalves
MELO, Elayne Rayane Diniz
SILVA, Letícia Rayane Bezerra da
CORDEIRO, Risonildo Pereira
Palavras-chave: Caatinga
Teste de toxicidade
Bromelia laciniosa
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e é caracterizado como o semiárido de maior biodiversidade do mundo. Das espécies existentes neste bioma, foi escolhida para este estudo a Bromelia laciniosa Mart. ex Shult , conhecida popularmente como macambira, tendo como objetivo realizar análises microbiológicas e toxicológicas a partir do extrato bruto seco desta cactácea. A atividade microbiana foi determinada por: Concentração Inibitória Mínima (CIM), e sua toxicidade foi avaliada a partir da análise de CL50 em ensaio agudo com Artemia salina L. e Fragilidade Osmótica Eritrocitária (FOE). A macambira avaliada frente à Artemia salina Leach foi considerada com potencial toxicológico alto, e foi efetiva frente Staphylococcus aureus e Lactobacillus casei, com halos de maior significado em sua maior concentração. Embora não tenha demonstrado elevada atividade bacteriana e alta toxicidade frente à Artemia Salina, evidencia-se a uma continuidade com novos estudos, quanto aos potenciais terapêuticos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3321
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E TOXICOLÓGICA DOS EXTRATOS BRUTOS SECOS DA Bromelia laciniosa Mart.pdf288,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.