ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3311
Título: A utilização base do alho (allium sativum), hortelã-pimenta (mentha piperita) e citronela (cymbopogon winterianus) na produção de um biolarvicida
Autor(es): LIMA, Elineia Franssinetti de
MELO JÚNIOR, Nadjaelson José Alves de
SILVA, Sarah Izabelle da
Palavras-chave: Plantas medicinais
Inseticidas
Fitoterapia
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: Em todas as diferentes épocas e culturas, o homem aprendeu a conviver com plantas medicinais como um instrumento terapêutico para melhoria da sua saúde e prolongamento de sua sobrevivência. As plantas medicinais apresentam um alto potencial para tratamentos, tendo destaque a Allium sativum, Mentha-piperita e Cymbopogon winterianus com seus constituintes químicos, que podem ser utilizados como inseticidas frente às larvas de insetos. Este estudo teve como objetivo a produção de um biolarvicida à base do extrato bruto seco do Allium sativum, Mentha-piperita e Cymbopogon winterianus com propriedades inseticidas frente às larvas de Culex quinquefasciatus. Foram utilizadas para obtenção do extrato bruto a técnica de maceração e a secagem em rota evaporação, este incorporado em uma formulação com produção de uma solução a base de água e conservante. A citotoxicidade da formulação do biolarvicida foi testada por meio do ensaio com o microcrustáceo Artemia sallina. Os resultados apresentaram baixas atividades frente as larvas de Culex quinquefasciatus. Conclui-se que a formulação não apresentou atividade frente às larvas de Culex quinquefasciatus, contudo, observa-se a potencialidade quanto a possíveis mudanças na formulação, para determinação de novos testes frente à atividade biolarvicida.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3311
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo,12345.pdf277,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.