ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3308
Título: Enxaguatório a base de canela, camomila e cravo com atividade antiinflamatória e antimicrobiana
Autor(es): MACÊDO, Danilo Paulino
BRITO, Hudson Matthews Aureliano de
TEIXEIRA, Tulio Weslley Dantas
CORDEIRO, Risonildo Pereira
Palavras-chave: Plantas medicinais
Fitoterapia
Antibacterianos
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: O uso de plantas medicinais vem sendo realizado desde a antiguidade, estendendo-se de geração em geração atingindo os dias atuais, chegando até o mercado farmacêutico com inovações em produtos e medicamentos. As plantas medicinais apresentam um altopotencial para tratamentos, tendo destaque a Cinnamomum verum, Matricaria chamomilla L. e Syzygium aromaticum com seus constituintes químicos, que podem ser utilizados para combater enfermidades da cavidade oral pelo uso de enxaguatórios. Este estudo teve como objetivo investigar o potencial antimicrobiano do enxaguatório à base do extrato bruto seco da Cinnamomum verum, Matricaria chamomilla L. e Syzygium aromaticum. Para a realização dos ensaios biológicos foram testadas três cepas de microrganismos (Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Lactobacillus casei). Os extratos brutos das plantas apresentaram atividade contra o Staphylococcus aureus; enquanto o enxaquatorio não apresentou atividade nas concentrações testadas. A citotoxicidade da formulação do enxaguatório foi testada por meio do ensaio com o microcrustáceo Artemia sallina e se mostrou atóxico. Os resultados apresentados abrem perspectivas para o futuro manuseio das substâncias bioativas da Cinnamomum verum, Matricaria chamomilla L. e Syzygium aromaticum em concentrações maiores na formulação do enxaguatorio, que possam ser utilizadas no tratamento de infecções microbianas da cavidade oral.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3308
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - ENXAGUATÓRIO A BASE DE CANELA, CAMOMILA E CRAVO COM ATIVIDADE ANTIINFLAMATÓRIA E ANTIMICROBIANA.pdf457,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.